quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Top 10 2009 - Música


10 - Andrew Bird - Noble Beast
Eu acredito vivamente que é impossível não gostar deste senhor. O seu som é tão bom de se escutar que é capaz de fazer esquecer o nosso maior problema.  Ao seu quinto trabalho, Andrew Bird volta a provar que é um dos melhores músicos e compositores da actualidade.









9 - Beirut - March of the Zapotec
March of the Zapotec pode não ser o melhor trabalho destes meninos mas, é sem dúvida alguma um álbum para se ouvir vezes sem conta.











8 - Girls - Album
Uma das melhores revelações musicais deste ano.
Simples, encantador e melancólico. Como se quer um bom álbum de estreia.














7 - Grizzly Bear - Veckatimest
Ao seu terceiro trabalho estes fantásticos miúdos provam que encontraram enfim a maturidade e presenteiam-nos com uma autêntica obra prima musical que apetece ouvir vezes sem conta.














6 - Franz Ferdinand - Tonight
Era um dos trabalhos mais aguardados de 2009 e felizmente superou largamente as expectativas.  Dinâmico, empolgante e completamente viciante são apenas algumas palavras que descrevem este último trabalho dos Franz, sem dúvida alguma um dos melhores do ano.








5 - Arctic Monkeys - Humbug
É sempre um sentimento inquietante a espera por um novo trabalho de uma banda que não sabemos muito bem o que esperar. Os seus dois primeiros trabalhos seguiam a mesma linha de orientação mas, era claro que estes meninos tinham potencial para muito mais. Ao terceiro trabalho, os Arctic Monkeys resolvem arriscar tudo, chamam Josh Homme para a produção e presenteia-nos com um dos melhores trabalhos musicais do ano. E, a partir daqui penso que é legítimo afirmar que de Alex Turner e C.ª só podemos esperar grandes feitos.








4 - Noah and the Whale - First Days of Spring
Este é um daqueles álbuns que tem a força de nos despedaçar o coração em mil padaçinhos. Aliás, mais do que um simples álbum, First days of Spring é uma ode à arte de sentir. Charlie Fink pode ter ficado com o coração partido no início da Primavera mas, no início do Outono, fez aquela que será provavelmente a sua grande obra-prima.









3 - Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix
Aqui nem vale a pena escrever muito. Ao seu quarto trabalho os franceses Phoenix conquistam finalmente o respeito do público e crítica internacional com aquele que é um dos melhores trabalhos pop do ano.










2 - The XX - XX
O hype à volta destes miúdos foi grande mas, este é um dos (poucos) casos em que todo o barulho é inteiramente justificado já que o agora trio britânico é responsável por um dos trabalhos musicais mais interessantes do ano. A intensidade das composições e a simplicidade dos sintetizadores valeram a estes miúdos o reconhecimento internacional, inteiramente merecido.






10 - Bill Callahan - Sometimes I Wish We Were An Eagle


Segundo trabalho a solo deste grande senhor e o grande álbum deste ano, na minha opinião. Repleto de grandes canções, Sometimes I Wish We Were An Eagle entra directamente para a lista restrita dos álbuns que me fazem doer a alma.


Imagens: reprodução

3 comentários:

Miguel disse...

E qual é o teu álbum da década :)

Anita disse...

Curiosamente não tenho a menor dúvida a responder a essa questão:

Funeral - Arcade Fire ;)

Pedro disse...

No ano passado destaco 3:

Antony and The Johnsons - The Crying Light
La Roux - La Roux
Lily Allen - It's Not Me, It's You

Música de 2009: Sem dúvida, a que me fez abanar mais o esqueleto foi I Gotta Felling dos BEP, apesar de ser um tanto ou quanto repetitiva.