segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Twilight (2008)

Quando há bem pouco tempo terminei de ler o livro "Twilight", o meu primeiro pensamento foi que seria impossível adaptar esta belíssima história de amor entre um vampiro e, uma humana ao grande ecrã. Catherine Hardwicke provou que eu estava errada, ao realizar uma adaptação extremamente competente, fiel ao livro, fugindo de todos os banalismos que Twilight podia facilmente cair.
O filme à semelhança do livro conta-nos a história de amor do vampiro Edward com a humana Bella, um amor que apesar de todos os condicionalismos (inclusivé o facto de o sangue de Bella exercer uma atracção fatal sobre Edward), vai-se fortalecendo numa relação quase platónica entre estes dois personagens. O ponto forte do filme é precisamente a química que estas personagens conseguem transmitir para a audiência através apenas, de trocas de olhares e, diálogos inteligentes.
Kristen Stewart está maravilhosa como Bella: melancólica, extremamente frágil, insegura mas, ao mesmo tempo dotada de uma inteligência e beleza invulgar a que ninguém consegue ficar indiferente. Se, eu adorava a Bella dos livros, também fiquei apreciadora da sua adaptação cinematográfica.
A Robert Pattison coube a ingrata tarefa de encarnar Edward, que simboliza tudo aquilo que um rapaz devia ser mas, ainda assim é um vampiro angustiado e, pode-se mesmo dizer revoltado com a sua condição pois sabe que ao mínimo descuido pode matar a pessoa mais importante da sua vida, o que o impede de assumir plenamente a relação entre ambos. Copntudo, Pattison revelou estar à altura e, mesmo com alguns precalços acaba por nos presentear com uma interpretação bastante satisfatória. Algo, que lamento é ver o papel secundário a que os restantes Cullen foram submetidos (à excepção da fantástica cena de Baseball), especialmente Alice, uma das personagens que mais aprecio nos livro. Quanto aos restantes personagens, apenas é de salientar Charlie que rendeu bons momentos através da sua relação delicada com Bella.

Concluindo, Twilight não é uma adaptação perfeita e, muito menos faz esquecer o magnífico livro. Contudo, é uma adaptação bastante esforçada em manter-se fiel à obra literária e, acaba por ter um resultado bastante satisfatório e, competente com todos os ingredientes para agradar, especialmente aos já apreciadores da saga.

11 comentários:

Anónimo disse...

Vi-o ontem e fiquei rendido. Agora tenho é de ler os livros, dos quais ja tenho os dois primeiros. Adorei o filme mesmo.
Abraço ;)

Fernando Ribeiro disse...

Já ouvi falar muito mal deste filme. E, sinceramente, não me puxa muito ir vê-lo ao cinema. Não gostei nada do que vi no trailer e não é uma história que chame muito a atenção.

Beijinho

Anónimo disse...

Não li os livros, mas fui ver isto ao cinema porque, além de gostar da temática, o argumento é da autoria de Melissa Rosenberg que faz parte da equipa de guionistas de Dexter, logo só podia sair coisa boa.

Infelizmente, mesmo que haja um bom guião se não houver quem saiba adaptá-lo sai porcaria. E este Twilight, para mim, foi péssimo. Uma das experiências mais sofríveis que passei nos últimos tempos em termos cinematográficos.

Achei as interpretações dos protagonistas demasiado mecanizadas, robóticas mesmo, a realização fraquinha e que os vilões passaram quase completamente ao lado do filme. Ainda por cima, o final foi completamente previsível.

Mas ainda bem que nem todos gostamos do mesmo, senão nada disto tinha piada. :)

Anita disse...

ZB: por ter adorado o livro e, por sempre ter achado que a sua adaptação seria uma tarefa impossível fui assisti-lo com as expectativas baixo de zero daí ter sido agradavelmente surpreendida. O filme mantém-se fiel ao livro e, os dois actores encarnam as personagens muito bem...sim, eles parecem mecânicos mas, isso é porque eles têm que ser racionais o tempo inteiro já no livro o são!!
Quanto aos vilões, eles mal são desenvolvidos no livro mas, justifica-se o maior enfoque neles no filme para conseguirem trazer mais acção , contudo também não gostei deles.
Outras coisas que não apreciei foi a cena da clareira (nada a ver com o livro...no filme ficou foleira e, lamechas). De resto, gostei bastante mas, obviamente este é um filme mais direccionado às meninas:)

Fernando: eu fui vê-lo porque adorei o livro e, fui agradavelmente surpreendida!!!é um filme que foge dos estereótipos do típico filme para adolescentes e, mantém-se fiel ao romantismo puro do livro!!

Francisco: se gostaste do filme vais adorar ainda mais o livro, garanto-te:) depois diz o que achaste!!!

Loot disse...

Não sabia que era realizado pela mesma senhora que fez o "Lords of Dogtown" que eu gostei bastante :)

Tenho estado completamente desligado deste filme não sabia nada nem li os livros, mas agora aguçaste-me a curiosidade.

Quanto a heroes...Poor elle :(
bjs

Anónimo disse...

Eu estou ansioso para ler os livros mesmo ;) Pelo que me contaram dos livros, os vilões também aparecem pouco no livro, porque o que realmente importa é a relação da Bella com o Edward. Abraço :)

paddy disse...

Eu li os 3 primeiros livros e gostei, apesar de achar que têm vindo a piorar e não vou ler o 4º. Ainda não fui ver o filme, nem sei se hei-de ir. E acho que os vampiros não têm nem metade da beleza que deviam ter...

Unknown disse...

Hum, não vou ver nem que me paguem.. eh eh..

Não me convence e já estou um pouco farto destas adaptações. Onde para a originalidade????

bj

milka disse...

Acho que fui a única que detestei MESMO o filme. Talvez por ter lido os 4 livros (e sejamos honestos os últimos dois deixam muito a desejar) fui sem grande entusiasmo ver o filme, e este ficou aquém das minhas expectativas.

Espero que o Lua Nova seja melhor, pelo menos já não se vai focar tanto na história da Bella e do Edward e vai poder aprofundar outras personagens que foram completamente desprezadas neste filme :(

Anita disse...

milka: o breaking dawn foi uma decepção concordo contigo mas, gostei do Eclipse:) Quanto à adaptação do lua nova, sinceramente acho um livro ainda mais difícil de adaptar que o twilight mas, vamos esperar para ver!!tenho é pena que a Hardwicke não se mantenha :(

Fifeco: não concordo contigo...não há nada melhor do que ver um grande livro ser transformado num grande filme. Nunca me hei-de esquecer da sensação qe foi ver o Lord of the rings no grande ecrã, ver todo aquele mundo que para mim só existia na minha imaginação no grande ecrã foi incrível. Existem ainda tantos bons livro que podem dar em grandes filmes que eu só posso esperar que as adaptações continuem sim!!!
Este Twilight não é uma grande adaptação, fica a anos luz do livro mas, foi ma agradável surpresa!!

Anita disse...

Paddy: sim, nenhum livro chega ao patamar do primeiro apesar de ter gostado muito dos dois seguintes...o ultimo é que é mesmo um decepção!!! Quanto aos vampiros, sim a beleza fica algo a desejar especialmente a Rosalie e, mesmo o próprio Edward mas, pronto...é sempre aquele conceito subjectivo...já a bella, a alice e o jacob estão igualzinhos à descrição do livro!!

Francisco: excatamnte...todo o livro é centrado na Bella e, no Edward e, é fantástico assistir à sua evolução até ao momento da redenção em que ambos assumem que simplesmente não conseguem ficar um sem o outro mesmo que nunca possam ter uma relação plena!!se gostaste do filme, vais adorar muito mais o livro!!

Loot: nem digas nada da Elle...fiquei desolada...mas, depois por outro lado tivemos o Sylar de volta, melhor que nunca!!!já me esquecia do quanto gostava dele como vilão!!!naquele momento do cake desatei-me a rir!!!é bom te-lo de volta:)