terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Berlim - Dezembro 2011

Reichstag

Uma das muitas feiras natalícias espalhadas pelo centro da cidade

"Wall Of Shame"

Panorâmica sobre a cidade

Monumento em homenagem às vítimas do Holocausto

"Checkpoint Charlie" - O "palco" da Guerra Fria

Iluminações de Natal junto à Rathaus


"Berlin is a city condemned forever to becoming and never to being." - Karl Scheffler
Quando andava à procura de dicas para visitar Berlim por essa Internet fora, encontrei algures um texto que defendia que Berlim pode ser definida em apenas  uma palavra: "serendipidade" (em inglês fica muito mais bonito, eu sei...) e depois de visitar e viver exaustivamente o espírito daquela cidade concordo que não poderia haver melhor escolha. Berlim pode não ter o encanto de Paris, a imponência londrina, a atmosfera de Barcelona ou até mesmo o charme de Praga mas, tem definitivamente algo mais...uma cidade em constante movimento, ainda à procura da sua essência, do seu lugar no mundo que encontrou na Arte o seu refúgio para ultrapassar o sofrimento do passado. Não é por isso de estranhar que existam tantas pessoas em Berlim, oriundas dos mais diversos cantos do mundo à procura também de inspiração. Além de nos presentear com uma aula de história mundial a cada esquina, e um forte crescimento pessoal, Berlim representa igualmente a oportunidade de encontrar algo que nem sequer sabíamos estar a procurar. Uma cidade marcante que custa deixar e acima de tudo que deixa marcado o desejo e vontade de regressar.

5 comentários:

Anónimo disse...

É tão bom estares de volta =)

Pi disse...

Olá! Estive em Berlim no final de Novembro e fiz, exactamente, as mesmas comparações com Roma, Paris, Barcelona e Praga. Com a diferença que eu vim desiludida com a cidade, estava à espera de mais...

Loot disse...

Berlim é fabulosa não admira que Bowies e afins tenham ido para lá inspirar-se.

E em termos de museus tem o Pergamon que tem uma colecção do caraças

Anita disse...

Anónimo: Muito obrigada ;)

Pi: Entendo a tua opinião. Muitas pessoas esperam ver em Berlim uma super potência europeia e depois encontram uma cidade falida, em construção e com dicotomias tão patentes. Apesar disso a cidade encantou-me. Adorei toda aquela atmosfera, a história em cada esquina, a arte que se sente no ar, o ambiente de festa nocturno enfim...considero-me seduzida por Berlim :D

Loot: pois é...e tu também estiveste lá a viver uns tempos não foi? Escapaste foi à "maldição" de Berlim. A mim disseram-me que quem fica mais de 7 dias na cidade nunca mais a consegue deixar ehehe. Eu escapei por pouco. O Pergamon é um espectáculo. Também gostei muito do de Fotografia (sou uma grande apreciadora do trabalho do Helmut Newton) e do cinema alemão.

Loot disse...

O de fotografia não fui :(
Mas o de cinema não perdi e trouxe de lá o metropolis de recordação :)

Tive lá 3 semanas. Gosto muito da cidade imagino-me facilmente a viver lá. Se bem que abusei dos donuts na altura eheh