Vivian Maier, de origem francesa, viveu grande parte da sua vida entre Chicago e Nova Iorque onde trabalhava como babysitter. Sendo uma apaixonada por fotografia, Vivian aproveitava todos os seus tempos livres, junto da sua Rolleiflex, a deambular pelas ruas da cidade a fotografar os seus ambientes e as suas pessoas. Em 2007, John Maloof, um jovem escritor comprou uma caixa repleta de negativos enquanto efectuava uma pesquisa para o livro que estava a escrever na altura e acabou por ficar apaixonado pelo trabalho da desconhecida fotógrafa. Desde então, Maloof não poupou esforços em explorar ainda mais o seu trabalho, bem como em descobrir a identidade da autora de modo, a garantir o seu devido reconhecimento. Maloof encontra-se actualmente a reproduzir digitalmente todo o arquivo pessoal de Vivian, bem como, a lutar pela divulgação e reconhecimento deste maravilhoso trabalho. Vivian faleceu aos 83 anos sem saber que foi uma das melhores fotógrafas de rua de todos os tempos.
Para conhecerem melhor esta história emocionante aconselho vivamente a visualização do seguinte documentário, bem como, uma espreitadela ao blogue de Maloof inteiramente dedicado ao trabalho de Vivian.
Via: BonitoIsso
3 comentários:
gosto tanto da fotografia das mãos atrás das costas!
Declaro-me (positivamente) admirada :)
E o mais interessante tem sido seguir todas as discussões que esta descoberta tem vindo a gerar, principalmente no que diz respeito aos direitos de utilização e imagem :D
Enviar um comentário