sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Para reflectir

Há dois anos atrás, o fotógrafo espanhol Oscar Ciutat resolveu captar os olhares de vários animais mantidos em cativeiro no jardim zoológico de Barcelona. O resultado final traduz-se na série "Caged" , um conjunto de fotografias ilustradas pela melancolia, tristeza e falta de esperança.



Via: a esquimó 

4 comentários:

Cláudia L. disse...

Porque dizes que são olhares de melancolia e falta de esperança?

A maioria dos animais é feliz no Zoo, principalmente porque uma boa parte deles são devolvidos ao habitat natural quando já se conseguem defender sozinhos.

Se fotografares os olhos de um cão ou um gato, também vais achar que são de tristeza e eles estão contentes, porque são bem tratados.

Acredita que os animais do Zoo não são tão infelizes. Acredita.

sophia disse...

o meu 1º comentário aqui, para dizer que sou fã deste blog. continua!

Anita disse...

Cláudia:

Digo isso, porque as imagens transmitem esses sentimentos e também porque não acredito que um animal que seja retirado do seu habitat natural possa ser feliz em cativeiro. Não duvido que os animais sejam muito bem tratados mas, como sabes isso não é sinal de felicidade.

Não gosto de Zoológicos...sempre me fez espécie ver animais em cativeiro e infelizmente a maior parte dos Zoos não sobrevivem com o propósito de proteger os animais e sim para o entretenimento das pessoas (é raro o Zoo que não ofereça espectáculos com animais - focas, pássaros, etc).


O único tipo de Zoo que entendo é aquele que recolhe animais feridos ou maltratados por caçadpres, em circos, etc e depois os tenta recolar no seu habitat natural ou em caso de impossibilidade cuidar deles até ao final da vida mas, sou muito mais apologista da ideia em se criar áreas de preservação ambiental e felizmente já se começa a apostar nisso em Portugal ;)

Anita disse...

Sophia: Bem vinda e obrigada pelo simpático comentário :D