Un Prophéte (2009) - Depois de ter feito o meu coração parar com o lindíssimo De Battre Mon Coeur S´Est Arrêté, Jacques Audiard volta a presentear-nos com mais um filme avassalador onde a busca por uma identidade volta a estar em destaque. Un Prophéte é um filme exímio a todos os níveis, nomeadamente a realização poética de Audiard, a fotografia sublime de Stéphanie Fountaine que consegue captar o mais pequeno detalhe e principalmente um conjunto de interpretações estonteante, do qual se destaca um inspirado e majestoso Tahar Rahim.
Definitivamente um filme a não perder pois, infeizmente, não é todos os dias que temos a oportunidade de assistir a uma fita com a capacidade de nos "elevar" a um patamar superior.
Sherlock Holmes (2009) - Típico filme pipoca, que no final acaba por cumprir a sua função de entretenimento. Contudo, é notório o esforço em fazer deste filme um franchising bem sucedido gerando assim, uma necessidade de agradar a todo o tipo de públicos o que, infelizmente, acaba por resultar num conjunto de momentos forçados e desnecessários.
O melhor: A química entre Downey e Law e os cenários fantásticos de Londres.
O pior: O argumento previsível, o fraco desenvolvimento dos personagens e o facto de não fazer esquecer nem por um segundo o saudoso Jeremy Brett.
1 comentário:
Audiard em grande nível mais uma vez. Un Prophète consegue, embora com concepção muito diferente, tocar tanto (ou até mais) quanto o magnífico De Battre...
Tahar Rahim é, espero, um nome a reter.
Bjs
Enviar um comentário