sexta-feira, 4 de setembro de 2009

WWF - Tsunami

the tsunami killed 100 times more people than on September 11.Our planet is powerful. Respect and preserve there

As campanhas da WWF sempre foram pautadas por causar um forte impacto, no entanto, este último (e bastante infeliz) anúncio, criado pela empresa brasileira DM9, está a ser alvo de forte crítica na opinião pública. O anúncio mostra um conjunto de aviões dirigindo-se a Manhattan, dando a ideia de uma colisão iminente. O objectivo é relembrar que o Tsunami na Ásia matou 100 vezes mais pessoas  do que os atentados do 11 de Setembro. 
Perante o grau de polémica que foi instalado a WWF já veio a público condenar o anúncio e desmentiu a aprovação da campanha, apresentando ainda um pedido formal desculpas a todos os que se sentiram ofendidos com o anúncio.
Em baixo, fica o vídeo publicitário da campanha:



Fontes: Pristina e Brainstorm9

11 comentários:

tadeu disse...

campanha repleta de mau gosto...

Anita disse...

Completamente!Sempre achei de franco mau gosto utilizar-se uma tragédia para chamar atenção para algo mas, aqui conseguiram ultrapassar todos os limites!!Ainda bem que ganharam consciência disso a tempo. No entanto, a campanha chegou a ganhar um prémio...

Paulo disse...

Brutal e arrepiante!

Bom fim-de-semana ;)

tadeu disse...

um prémio? a comparação é tão despropositada...uma empresa não autoriza, mas divulga? bah...ganhou tempo de antena, isto já ninguém lhes tira...
vou ver um anúncio sobre detergente, para descontrair :0)

Pedro disse...

Realmente a comparação é muito infeliz. Uma desrespeito para com as vitimas, e familiares, do 11/09.

Gema disse...

Péssimo, mas péssimo mau gosto :(

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Li disse...

Acredito que as pessoas directamente envolvidas no 11 de Setembro se sintam lesadas com a publicidade, mas eu até acho que o objectivo da publicidade está bem conseguido e arrepia mesmo...e é bem verdade que a natureza consegue superar em grande escala a acção do Homem. Acho que choca e faz pensar...e é isso que se quer com estes tipos de publicidade.

bjitos

Anita disse...

Lilipat: Podem-se obter os mesmos resultados que referes sem implicar e "aligeirar" uma tragédia tão recente que tantas feridas deixou em aberto!!

André Paiva disse...

E o que acham da campanha contra a Sida que vai arrancar na Alemanha em que usam o Hitler, o Saddam e o Mussolini para personificar o HIV?!? Igualmente chocante, se pensarmos nos milhões de seropositivos espalhados pelo mundo. Um assassino de massas como portador do vírus?!? Do ponto de vista publicitário acho que ambas as campanhas estão muito bem conseguidas, agora não posso deixar de questionar até onde pode ir a publicidade???