sexta-feira, 17 de julho de 2009

Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009)

Atenção: O texto seguinte contém SPOILERS!!!

Decepção. É sem dúvida alguma a melhor palavra que traduz o meu sentimento após ver o sexto filme da saga Harry Potter, principalmente depois de ter lido várias opiniões que o consideram como o melhor da série até ao momento. Para mim, o filme falha nos momentos essenciais, nomeadamente a sequência final entre Snape e Dumbledore que fica a anos luz de distância do sentimento perfeito de agonia que o livro consegue passar(já para não falar que nessa cena fizeram o Harry parecer um autêntico covarde!!) e a revelação de quem era afinal o príncipe misterioso . Outro aspecto que me irritou solenemente foi o corte da cena da batalha em Hogwarts e do funeral de Dumbledore que a meu ver, são dois dos melhores momentos do livro que não podiam de todo faltar no filme. 
Mas, apesar da decepção também existem aspectos positivos a apontar: a química cada vez mais forte entre o trio protagonista, Alan Rickman e Helena Boham Carter mais uma vez fantásticos , a entrada em cena de Jim Broadbent, a interpretar na perfeição o papel de Slughorn, e claro a majestosa fotografia de Bruno Delbonnel (que já tinha dado provas do seu talento em filmes como Across The Universe e Amelie).
A nível técnico Harry Potter and the Half-Blood Prince é um filme irrepreensível, a todos os níveis, com cenários e efeitos verdadeiramente impressionantes mas, para mim o mundo criado por Alfonso Cuarón é imbatível
Concluindo, apesar de ter saído da sala de cinema bastante desiludida, considero que ainda assim o filme vale bem o bilhete de cinema, quanto mais não seja para matar as saudades deste mundo fantástico que J.K. Rowling nos presenteou. Contudo, ainda não foi desta que O Prisioneiro de Azkaban perdeu o seu trono de melhor filme da saga até ao momento.

5 comentários:

Vanita disse...

Concordo! Esperava que explorassem mais a batalha, a causa, o mistério do Príncipe Misterioso. Gostei, como tu, porque matei saudades. Mas queria mais do outro lado, da magia, da luta.

Bjs

paddy disse...

Tenho que discordar de ti, acho que o Alfonso foi o pior dos realizadores do HP, odiei o 3º filme.
Acho que este não está mau de todo, tirando a parte da Toca a arder que não fez sentido. E ainda menos fez sentido o terem posto tantas cenas com o Malfoy e o armário para depois os Devoradores não irem fazer nada a Hogwarts, já que não houve batalha.

ninguem disse...

achei que o filme esteve bem até á parte da gruta, mas depois cortaram demasiado - talvez porque investiram mais nos gags e as partes cómicas. Mas o filme está qualquer coisa, ou pelo menos eu tinha expectativas que foram superadas.

beijo

Gema disse...

Eu nunca vou ver os filmes desta saga no cinema, compro-os quando saem em DVD, mas estou um bocado ansiosa para o ver...
Bjs

Anita disse...

Gema: a meu ver vale a pena ver no cinema:) tem sequências fantásticas!!

Gui Wings: a nível visual o filme está uma perfeição!!Mas, a nível da adptação acho que se "esqueceram" de cenas que não podiam ter faltado!!Fiquei triste de terem optado por dar mais enfoque às explosões hormonais dos protagonistas :(

Paddy:pois, discordamos mas, ainda bem que não gostamos todos do mesmo :) quanto a este filme acho que falhou nos momentos essenciais...esperava mais mas, ainda assim, gostei bastante!!

Vanita: pois...estava com as expectativas muito em alta e saí bastante desiludida...fiquei triste por ver que não acertaram com as prioridades do livro!!mas, ainda assim matar as saudades daqueles ambientes mágicos valem sempre a pena o bilhete de cinema :) para o ano há mais!!