sexta-feira, 24 de abril de 2009

Linha de Passe (2008)

Walter Salles é um realizador que em todos os seus trabalhos consegue transmitir uma sensibilidade a que ninguém consegue ficar indiferente. Linha de Passe, como seria de esperar não constitui excepção. O filme aborda 5 estórias em simultâneo: a de Cleuza, uma empregada doméstica com 4 filhos e à espera do quinto; Dênis, o filho mais velho que apesar de trabalhar numa empresa de entregas tenta a todo o custo conseguir mais dinheiro de modo a sustentar os seus vícios; Dinho, um fiel a Deus cujo objectivo principal é conseguir ter uma vida honesta; Dário, um excelente jogador de futebol que procura uma última oportunidade para demonstrar o seu valor e por fim, o mais novo, Reginaldo, que tenta encontrar o seu pai desconhecido. Todos estes personagens procuram seguir um caminho com dignidade numa sociedade completamente desequilibrada e injusta, tentando a todo o custo não cair na tentação do "dinheiro fácil".
O grande mérito desta obra é a forma simples e despretenciosa com que vai desenvolvendo e conectando todas as suas várias tramas. A isto, ainda se soma um fantástico trabalho de Mauro Pinheiro, responsável pela fotografia do filme, que consegue sempre incutir em cada cena um significado e um realismo indescritível.
Em suma, Linha de Passe é um filme pautado por um ritmo lento e um grande sentimento de melancolia mas, ao mesmo tempo consegue transmitir uma beleza indescritível, que faz com que a mensagem final deste filme seja essencialmente de esperança e redenção, sendo assim num filme a não perder!

2 comentários:

tadeu disse...

bem...estou mesmo a leste!
não sabia que este filme estava nas salas nacionais...
boa escolha! não vi o filme, mas o walter salles, como bem escreves, é muito sensível e delicado. "diários..." é uma boa prova disso.
não sei se já viste entrevistas dele, sempre a sorrir, atencioso.
trasmite para o ecrã o que parece ser no dia a dia.

Anita disse...

Já vi sim, e subscrevo inteiramente as tuas palavras!!é um realizador fantástico!!:) e este "linha de passe" foi mais uma prova do seu talento!!