quinta-feira, 2 de abril de 2009

Em Dvd: Irréversible (2002)

Polémico, angustiante, ousado, perturbador são apenas algumas palavras que podem definir este Irréversible. Não acho que seja um filme brilhante como muitos o consideram, devido essencialmente às suas grandes lacunas a nível narrativo mas é inegável que ninguém consegue ficar indiferente a esta fita, principalmente devido às cenas que tanta polémica geraram: refiro-me claro à cena da violação de Alex ( com uma grande interpretação por parte de Monica Bellucci), que dura uns penosos 10 minutos sem qualquer tipo de corte durante os quais a câmara parece ter sido simplesmente esquecida no chão e à sequência da agressão com o extintor de incêndio, que é verdadeiramente de arrepiar. Irréversivle é um filme sobre o destino, cuja "beleza" reside no facto de provar como os mais simples actos quotidianos podem mudar completamente a vida de uma pessoa e no final tudo o que fica é apenas um sentimento de impotência e tristeza.
Em suma, Irréversivle é uma fita angustiante, capaz de despertar todo o tipo de emoções e a que ninguém conseguirá ficar indiferente.

6 comentários:

André Paiva disse...

Sim poder-se-á dizer que não sou inteiramente imparcial no que toca a Mónica Bellucci, mas concordo inteiramente...

ângela disse...

É fabuloso. Chocou-me, e bastante. é muito forte, é preciso ter se 'estomago' pra se conseguir ver o filme até ao fim. :D**

Anónimo disse...

A Wikipedia diz que o filme usa narrativa não linear. Imagino que usará algo como
  1/narrativa
ou
  cos(narrativa)
ou mesmo
  exp(-narrativa^2).

Loot disse...

Concordo contigo e angustiante é a palavra aqui. Uma experiência muito intensa um filme que marca principalmente pela forma que foi filmado, mais do que pela história em si.
bjs

Anita disse...

Me, Ren and Stimpy: acho que no que toca à Monica Bellucci somos todos parciais:) ela é fantástica :)

Ângela: eu tive que fechar os olhos em várias cenas, especialmente na do extintor e na da violação...é mesmo perturbador...

Jaime: piadético :p

LooT: sim, a narrativa invertida e o jogo de câmaras são uma grande mais valia que ainda aumenta mais a náusea causada pelo impacto das fortes imagens...é impossível ficar indiferente!!

IandU disse...

Confesso que só tive coragem de ver o filme por causa da Monica Bellucci. Quando chegou à parte da violação aguentei 2 minutos e passei à frente.

Gostei de certos aspectos, falando das cenas de violência exposta, não gosto mas estava bem feita*