segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Frost/Nixon (2008)

No ano de 1977 foram exibidas na televisão norte-americana um conjunto de entrevistas efectuadas por David Frost ao polémico ex-presidente Richard Nixon, que mais tarde viriam a ser consideradas um marco na história do jornalismo político. Anos mais tarde Peter Morgan resolve adaptar os bastidores dessa polémica entrevista ao teatro, com uma peça que lhe valeu os mais rasgados elogios. Aqui reside o ponto de partida para o novo trabalho cinematográfico de Ron Howard, com a adaptação ao grande ecrã da peça de Morgan, sendo este o responsável pela adaptação do argumento e o resultado não podia ter sido melhor. Frost/Nixon  apesar de conter todos os ingredientes para se transformar num filme maçador e aborrecido, acaba por ser precisamente o oposto, resultando numa fita extremamente simples e linear mas, com um ritmo alucinante que nos faz ficar literalmente a pedir por mais no final.
As interpretações são majestosas, tanto de Michael Sheen (que mais uma vez volta a provar ser um excelente actor) como de Frank Langella que justifica plenamente a sua nomeação ao Oscar. Ambos encarnam e conduzem os seus personagens de forma tão exímia e majestosa que nos levam a esquecer que estamos perante meras interpretações, tamanha a veracidade dos seus diálogos e reacções inesperadas. Se os actores protagonistas estão ao melhor nível, o mesmo se pode dizer do núcleo secundário, todos eles com interpretações de luxo, especialmente Kevin Bacon.
Uma palavra ainda à excelente banda sonora do genial Hans Zimmer perfeitamente adequada a todos os momentos do filme e absolutamente majestosa.
Concluindo, Frost/Nixon é um filme viciante, repleto de um conjunto de diálogos muito bem estruturados e interpretados de forma majestosa pelos seus intervenientes, que marca assim, da melhor maneira, o regresso de Ron Howard aos grandes trabalhos cinematográficos, justificando plenamente as suas 5 nomeações aos Oscars, nas principais categorias.

8 comentários:

tickets4three disse...

Também temos curiosidade para ver este filme, mas não podemos ver todos. entre Button, vicky, milk e este quais é que achas que devemos mesmo ver?
beijokinhas

Anita disse...

epá vocês só fazem perguntas difíceis ehehehe:)) mesmo ainda não tendo visto o milk, acho que todos devem ser vistos no grande ecrã:) mas, dava primazia aos que estão nomeados para a principal categoria dos oscars!!

Mas, se gostarem muito do Allen e quiserem passar um momento descontraído o vicky é o filme ideal:))

sim...não ajudei muito eu sei... sorry...

Mr. Blue disse...

Nada mais a acrescentar.
Resta-me assinar...

Beijinho.

Anónimo disse...

Fui ver o filme a pensar 'ah, que seca, não gosto de filmes em que são só duas pessoas a falar. Bah.' e como estava enganada! Gostei muito, muito.
Beijo*

MJ disse...

Acreditas que não tinha curiosidade nenhuma em ir ver este filme? Mas depois da tua descrição, acho que estou tentada a ir... Embora tenha de esperar pela sua estreia.. :)

Kissssss

LMS disse...

Gostei mesmo muito! Mas olha q o Milk e o Doubt não lhe ficam nada atrás! Já o Button... não gostei assim tanto. Para um domingo à tarde - o Vicky Cristina Barcelona, sem dúvida!!!

(gosto imenso das tuas críticas cinematográficas)

Ianita disse...

Acho que vou ter de ver... mesmo...

Kiss

Anita disse...

Ianita: e eu acho que vais gostar bastante:)

LMS: esses dois ainda não vi!!!estou à espera que estreiem por cá e o Milk é já esta semana:) estou com grandes expectativas!!!

MJ: Já não tens que esperar:) o filme já estreou por cá e vale mesmo a pena:)

ângela: eheheh:)) estamos de acordo desta vez:)

Mr. Blue: Este parece-me mesmo ser um filme consensual no que diz respeito à sua elevada qualidade:)