domingo, 18 de janeiro de 2009

The Curious Case of Benjamin Button (2008)

The Curious Case of Benjamin Button é um conto de F. Scott Fitzgerald, que revela a história de Benjamin, um homem que nasceu em circunstâncias incomuns: idoso, extremamente doente e às portas da morte. Contudo, apesar de tudo indicar que Benjamin irá morrer em breve,à medida que o tempo passa este vai rejuvenescendo. 
Aqui temos o ponto de partida para o mais recente filme do genial David Fincher que mais uma vez volta a demonstrar o porque de ser um dos melhores realizadores da actualidade, com uma direcção esplêndida apoiado no fantástico argumento do talentoso  Eric Roth que à semelhança do que já havia efectuado em Forrest Gump volta a presentear-nos com uma receita perfeita onde os principais ingredientes são romance, drama, aventura e uma pitada de humor.
A primeira parte é essencialmente pautada pelos  fantásticos efeitos especiais na transformação de Benjamin. Não há palavras que consigam transmitir a sensação de visualizar o rosto enrugado de Brad Pitt num corpo de um recém-nascido e assistir à sua evolução: as primeiras palavras, os primeiros passos, as primeiras aventuras...é assim que vamos acompanhando este personagem e as suas descobertas pelo mundo e não só. Já a segunda parte, é dedicada a uma das mais belas e emocionantes histórias de amor que já tive  oportunidade de assistir em cinema, daquelas que nos deixam sem palavras e que nos fazem torcer até ao último momento para que aconteça um milagre e que Benjamin e Daisy tenham direito ao seu final feliz. 
Quanto às interpretações, o casal protagonista está perfeito: Cate Blanchet como sempre nos habituou está majestosa e ainda mais bela. Toda a sua presença é imponente e sinceramente não consigo imaginar outra actriz a desempenhar este papel. Pitt, por sua vez não lhe fica atrás e atrevo-me mesmo a afirmar que estamos perante a melhor actuação de toda a sua carreira. Taraji P. Henson ,no papel de mãe adoptiva de Benjamin e Tilda Swinton que interpreta uma nadadora e uma amiga especial do protagonista são igualmente nomes a destacar neste fantástico elenco.
A fotografia a cargo de Claudio Miranda merece igualmente todo o reconhecimento pois é algo de transcendental.
Concluindo, estamos perante um dos filmes do ano, uma fábula dos tempos modernos que mistura na perfeição todos os ingredientes que fazem desta fita ser uma das mais intensas, românticas e poéticas dos últimos anos e uma verdadeira lição de vida que nos ensina o quanto esta é demasiado curta para poder ser desperdiçada. 

15 comentários:

EA disse...

hihihihhiih
vejo que a menina sentiu o mesmo que eu!
Acredita que fiquei mm triste por n ter ganho nenhum globo de ouro, mas de certeza q ganhará um oscar ... quanto ao do will smith vi hj, a critica segue na proxima semana!

bacci

IandU disse...

Vai lá estar na noite de gala :P Vai uma aposta? :P

looT disse...

Ah que inveja, por mais que eu tenha gostado, não me arrebatou, faltou qualquer coisa...

bjs

Anita disse...

LooT: pois...já li a tua opinião...tenho pena que não te tenha arrebatado...sei que era um filme para o qual depositavas grandes expectativas :/

IandU: No que diz respeito à Academia não vale a pena fazermos apostas...eles são completamente imprevisíveis!!!Mas, não tenho duvidas que algumas nomeações estão garantidas!!

EA: ainda não vi o do Will Smith...a ver se não passa desta semana..quanto ao filme é arrebatador:)

Nia disse...

Eu estou como o Loot... falta ali kk coisa e não senti minimamente o k escreves sobre a história de amor e o caneco... :l

Anita disse...

Nia: és uma insensível :)

Shakti disse...

Acabei de o ver hoje...gostei , tem uma história de amor diferente , os protagonistas fazem jus ao nome, deu para esboçar uns sorrisos deu para vir a lágrima ao olho...

Resumindo , gostei , mas sinceramente estava à espera de um pouco mais...

bj

Eumesma disse...

Minga amiga do Norte, vi hoje e AMEI!!
Acho que nunca tinha visto nada assim, a historia de amor posso a comparar com o Titanic...
A caraterização é algo de fenomenal, acho que ele proprio rejuvenesceu com este papel (está lindo, ainda mais do que o costume, no parte final , antes de ser pequenino).
Para mim (e ainda não sei quais são os concorrentes) já tem o Oscar de melhor filme para ele, ficará na história do cinema este filme de certeza...
Adorei a tua critica, tb falarei lá disso no tasco, além de ir falar tb no "Gran Torino", e "Vicky Cristina Barcelona".

Me aguarda!! ;-)

Bjs

Ianita disse...

Nada como ir ao cinema sem perspectivas e sem expectativas.

Este é um filme arrebatador. As palavras são inspiradoras, a fotografia é lindíssima, os actores superaram-se... muito bom mesmo!

Beijos

Paulo disse...

Quero muito ver este filme. Toda a ideia do mesmo me fascina :)

kitty disse...

Eu adorei o filme e tudo aquilo que ele pretende transmitir, só não consegui entender como é que ouvi alguém dizer já estou a ficar um bocado farta do filme! E cena em que a Daisy dança só para o Benjamin é qualquer coisa de extraordinário..

lilipat2008 disse...

100% de acordo...também fiz um post no meu blog sobre o filme, mas não consegui exprimir tudo isto em palavras...acho que é mesmo necessário ver para sentir a grandiosidade deste filme...adorei :)

bjs

Fifeco disse...

Um filme fabuloso na verdade. Mágico. Uma verdadeira fábula como há muito não se via.

Uma fita para a história do cinema :p

Bj

Anita disse...

Fifeco: sem, este filme ficará de certeza na história...pelo menos na minha:)

Lilipat: ainda bem que gostaste...vou já espreitar:)

Kitty: apaixonei-me por essa cena...tudo se encaixou na perfeição:)

Paulo: Não percas!!Depois diz o que achaste!!!

Ianita: eu fui com as expectativas bem elevadas mas, felizmente elas foram largamente superadas!!

Eumesma: ena..já viste esses todos???eu tenho que aguardar pelas estreias:) mas, estou mesmo muito ansiosa por esses também:)

Shakti: para mim não faltou nada!!!Brilhante:)

Lize disse...

AMEI este filme. É, sem dúvida alguma, o melhor filme que já vi na vida. Por tudo. Música, história, actores, caracterização, fotografia, narração, como a história acabou, tudo, perfeito :) Adorei mesmo :)


Beijocas :)