domingo, 11 de janeiro de 2009

Changeling (2008)

É um facto: Clint Eastwood é inequivocamente um dos melhores realizadores da actualidade e sabe contar um história como ninguém. O seu mais recente filme estreado por cá, passa-se no período entre 1928 a 1930 e retrata a história verídica de Christine Collins que um dia regressa a casa depois do trabalho e descobre que o seu filho desapareceu. Meses depois Christine ganha uma nova esperança quando lhe comunicam que conseguiram encontrar o seu filho mas, diante do rapaz que lhe é apresentado Christine logo se apercebe que não está diante do seu filho. A partir daqui Eastwood começa a provar como a força e a determinação de uma pessoa podem mudar os valores de uma sociedade dominada por um poder corrupto.
Sempre considerei a Angelina Jolie uma excelente actriz apesar de nunca me ter deslumbrado com nenhuma das suas interpretações porém, neste filme Jolie está majestosa e perfeita no papel de uma mãe incansável em busca do seu filho, sempre em contenção mas a demonstrar na perfeição o seu sofrimento interior.  John Malkovich está igualmente grandioso (como sempre) e presenteia-nos com mais uma interpretação magnífica.
A fotografia de Tom Stern também é de realçar, sempre com um jogo de luzes que contribui para aumentar ainda mais o clima tenso que pauta esta fita.
Em conclusão, Changeling é mais um grande filme de Mr. Eastwood que volta a provar  que sabe fazer cinema clássico como ninguém, através da utilização de valores comuns e questões de princípio que nos fazem reflectir seriamente. Numa só palavra: SUBLIME!
E, agora venha lá o Gran Torino.

9 comentários:

Pedro disse...

A Angelina está sublime, merecedora de Óscar. Mas pelo que vi nos Globos, Kate Winslet parece ser concorrência de peso. De resto, o filme está fenomenal.

Beijinho

Ianita disse...

O Gran Torino vou ver hoje ;)

kisses

Li disse...

Eastwood é sempre sublime...os filmes dele são sempre muito bons...:)

bjitos

Cruztáceo disse...

PROMETE

Unknown disse...

Uma obra prima. Quanto a mim, dificilmente Gran Torino conseguirá ser melhor.

Bj

Loot disse...

Não diria uma obra prima como o Fifeco mas também gostei muito é como dizes o Eastwood é grande.

bjs

Anita disse...

LooT: sem dúvida alguma um dos melhores realizadores da actualidade!!! A passagem dos anos só lhe faz melhor:)

Fifeco: ahhm aí já estamos em desacordo...eu quase que aposto o meu dedo mindinho em o "Gran Torino" vai ser superior:) Pelo menos, assim o espero :)

Cruztáceo: é um filme muito bom!!!Não o percas!!!

Lilipat: completamente de acordo!!

Ianita: hummm...e como é que a menina vai ver??já há anteestreia?? depois diz-me o que achaste!!!

Anita disse...

Master: A Angelina está majestosa mas, a Kate é uma grande actriz!!Não estranhei muito a sua consagração!!Tenho a certeza de que também me vai deslumbrar (como sempre:)

Lisa disse...

linda, n achei o papel dela nada de especial, preferi como escrevi no meu blog o papel que ela fez como a mulher do jornalista morto em A Mighty Heart. Mas pronto é a minha opnião ;)
quanto ao realizador ai concordo em pleno! e o John Malkovich esta excelente!
beijufas