segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

E, assim se faz cinema...

Bazz Lurhmann, depois de ter reinventado Shakespeare com o fantástico Romeo & Juliet e de ter dado um novo fôlego aos grandes musicais com o maravilhoso Moulin Rouge volta a dar provas da sua criatividade e genialidade ao presentear-nos com este grandioso clássico.
Australia é o que se pode designar por uma verdadeira ode ao cinema, é aquele tipo de filme que justifica o porque de se gostar tanto desta forma de arte capaz de despertar todo o tipo de emoções. E este é precisamente o seu grande trunfo, ao conseguir alienar-nos de tudo à excepção da história que está a ser contada na grande ecrã.

As interpretações são magníficas: Kidman ganha sempre uma nova vida sob a objectiva de Lurhmann, Hugh Jackman está perfeito no papel de Drover e, o pequeno Brandon Walters é absolutamente delicioso. Australia destaca-se ainda pela majestosa Fotografia e por uma banda sonora apaixonante perfeitamente adaptada a cada momento da história. A sua narrativa tem algumas falhas, é um facto mas, nada que afecte a sua grandiosidade final.
Em resumo, estamos perante uma grande homenagem ao cinema clássico, um filme a não perder para todos aqueles que amam o cinema na sua essência mais pura e verdadeira.

7 comentários:

Li disse...

O trailer despertou-me a atenção...pelos vistos com razão...;)

bjs

Anita disse...

é um filme que está a gerar opiniões diversas...eu estou no lado dos que ficaram rendidos à sua grandiosidade!! Não é um "Gone with the Wind" mas, é um filme maravilhoso a todos os níveis!!!

Beijinho

Nia disse...

É verdade, opiniões mto diversas... eu fiquei no meio: é um grande filme, mto sincero e romântico no mais puro sentido, mas não me deslumbrou... Kidman em grande, gostei de a ver, o k não acontece sempre, das poucas vezes em k vi a personagem e não a super estrela omipresente Nicole Kidman. Jackman achei um pouco apagado (talvez a personagem o fosse) mas só aquela cena do balde pela cabeça abaixo ganhou o filme ;)

Saudações,
Nia

Unknown disse...

Ainda bem que gostaste. Mesmo. Estava convencido disso mas nunca se sabe.

Um referência para os cineastas no futuro :p

Bj

Fernando Ribeiro disse...

Fico contente por teres gostado. O filme tem realmente uma excelente fotografia e bons desempenhos dos seus actores.

Beijinho

Pedro disse...

Tenho que ir ver isso, my young apprentice ;)
Mas o Master não conseguiu ficar rendido com o trailer...hummmm

Bjs

Anita disse...

Master: Pode ser que fiques rendido com o filme:) eu gostei muito. A nível visual é perfeito!!!

Fernando: Sem dúvida que a fotografia e as interpretações são o melhor do filme!!

Fifeco: Gostei muito!!!Sem dúvida que será uma referência no futuro:)

Nia: ehehehe:) sim, a Kidman sob a objectiva do Baz é maravilhosa...parece que ganha outra vida:) ao contrário de ti saí deslumbrada do cinema...gostei mesmo muito, apesar de reconhecer que a sua narrativa tem algumas falhas:)