terça-feira, 1 de julho de 2008

Gone, Baby Gone

Dois detectives particulares são contratados para encontrar uma menina de quatro anos que desapareceu misteriosamente da casa da sua mãe num bairro problemático em Boston.
Com o avanço das investigações, eles acabam por descobrir que nada é o que parece ser.
Baseado no romance de Dennis Lehane (autor de Mystic River), este "Gone Baby Gone" marca a estreia na realização de Ben Affleck.

E, que bela estreia...abordando um conjunto de temas bastante delicados (rapto e, abuso de crianças, corrupção na polícia, pedofilia, entre outros), este filme tem a fantástica capacidade de nos surpreender à medida que a investigação policial se vai desenvolvendo e, de nos deixar perplexos e, perturbados pelo perfeito retrato que Aflleck desenha do contexto social do bairro onde se desenvolve a acção.
Mas, a meu ver o grande trunfo do filme reside no brilhante desempenho de Casey Affleck , que tem vindo a crescer de filme para filme e, aqui tem uma interpretação bastante sólida e, comovente .

A poderosa sequência final é fantástica e, tem a capacidade de fazer com que o filme não termine ali naquelas cenas mas, perdure com várias discussões entre o que é certo ou errado.
Resumindo, um excelente livro, excelente adaptação, excelente realização, excelentes desempenhos e, um belo, comovente e, excelente filme que tenho muita pena de ter visto apenas em dvd.

6 comentários:

Unknown disse...

Grande filme... É um 9/10 muito seguro. A fita contém tantos e tão bons momentos quanto dúbios e moralistas (o final evidentemente). Para ser visto e revisto.

Anita disse...

tive tanta pena de não o ter visto no cinema :/
muito bom mesmo, gostei imenso.
um dos melhores do ano até ao momento, sem dúvida.

Bjo

Loot disse...

Também não vi na altura em que esteve por Lisboa, mas tive a sorte de o apanhar mais tarde no cinema de Benavente :D

Gostei muito, Casey Affleck é sem dúvida um actor a seguir e Ben Affleck parece promissor na realização.

bjs

Anita disse...

ele estreou numa altura em que havia muitos filmes para ver e, foi ficando para último...tive bastante pena de o ter perdido.
O mano affleck mais novo tem tido uma evolução notável e, já é o 2º filme dele este ano que adoro:)
quanto ao mano mais velho, acho que se devia dedicar apenas à realização ehehe:)

bjo

Loot disse...

Ainda não vi o Jesse James :S
Mas quero mesmo muito ver

bjs

Anita disse...

eese eu vi em cinema:)
é muito bom!!não percas:)
beijinho