sexta-feira, 13 de junho de 2008

"The Happening" - Comentários com spoilers

Mais um trabalho de M. Night Shyamalan que é massacrado pela crítica e adorado por mim. Este é um daqueles filmes em que não há meio termo: ou se gosta ou não. Eu gostei!

Com um início verdadeiramente aterrador, "O Acontecimento" , chega sem qualquer espécie de aviso, provocando uma sucessão de mortes estranhas e, arrepiantes a que a maior parte das pessoas atribuem a causa a um ataque terrorista. Elliot Moore (Mark Wahlberg ) e, a sua mulher (Zooey Deschanel ) procuram escapar a esses estranhos acontecimentos rumando a zonas cada vez mais despovoadas mas, rapidamente chegam à conclusão que não encontrarão segurança em local nenhum.

Mesmo estando longe de obras primas como "A Vila", " O Protegido" ou mesmo "O Sexto Sentido", este "The Hapenning" não deixa de ser uma lufada de ar fresco, onde mais uma vez, Mr. Shyamalan "joga" com as emoções do público e, teu tenho que afirmar que é muito bom ser "usada" assim. À semelhança dos filmes anteriores, este também deixa a sua mensagem mais clara do que nunca: Os humanos tornaram-se uma ameaça para a natureza e, esta tratará de aniquilar os homens antes que estes a destruam a ela.

A Banda sonora está ao melhor nível, provocando verdadeiros arrepios e, apesar de o elenco não ser o grande ponto forte do filme não posso deixar de destacar o desempenho brilhante de Zooey Deschanel , que ilustra, na perfeição, toda a incompreensão e estupefacção perante tudo o que está a acontecer.

M. Night Shyamalan volta mais uma vez a demonstrar o porque de ser um dos melhores realizadores da actualidade. Muito bom!

9 comentários:

Loot disse...

Eu gostei muito e nem acho que esteja assim tão longe dos outros eu gostei mais deste do que do sexto sentido :P

É a sobrevivência dos mais aptos que está em jogo, e as cenas de suícidio estão magníficas.

bjo

Anita disse...

nem sabes como fiquei contente em ler o teu comentário:) ainda bem que gostaste:)
já me estava a sentir "deslocada", porque toda a gente que vai ver o filme não gosta e, depois pergunta-me "como é que gostaste daquilo??"

pois "aquilo" para mim foi um excelente filme...às vezes acho que o resto da malta anda a ver filmes diferentes ehehhe:)

a sequência inicial é arrebatadora e, gosto bastante também do momento em que após a morte do polícia seguimos a câmara e, apenas a arma, passando de morte a morte...é genial:))

juro que não consigo perceber todas as reacções negativas :)

enfim...opiniões :)

beijinho

Loot disse...

Posso estar errado, mas acho que muitas pessoas quando vão ver um filme dele, esperam que tenha um twist final fabuloso, mas ele não tem de fazer sempre filmes com twists no fim. "The Happening" é um desses casos logo no princípio na cena da aula sabemos que vai ser um acto da Natureza que nunca ninguém vai saber explicar bem, mas não é por isso que o filme é mau.

Também tenho ouvido falar mal do final, para mim o final vem provar que se tratavam de facto das plantas que criaram uma toxina para se defenderem, a ideia é muito gira e o filme está muito bem filmado carregado de suspense de alta qualidade.

A cena dos enforcados também está fantástica. Nalgumas cenas estava arrepiado e sentir isso ao ver um filme é porque ele tem de ser bom, mas todos temos gostos diferentes :P

bjs

Loot disse...

Ah esqueci-me de referia a cena na casa com aquela mulher idosa é também muito boa :D

Anita disse...

epá, além dos enforcados eu destaco o momento do suicídio do John Leguizamo.

quando ele sai do carro eu fiquei a pensar que a toxina não o tinha afectado mas...quando o vejo a sentar-se e, a começar muito tranquilamente a cortar os pulsos...epá...fantástico:)

a cena dos leões também é de arrepiar :))

e, a da escavadora (não sei se é assim que se chama) a passar por cima do homem...

a sério...acho que este filme tem cenas que roçam a perfeição:)))
e, eu fiquei cheia de vontade de o rever:)))

beijinho

Loot disse...

A do John Leguizamo já tinha visto no trailer para maiores de 17 anos, uma pena.

Sobre o sexto sentido, acho que não me marcou tanto porque me contaram o final. Acho não, tenho a certeza.

bj

Anita disse...

se já sabias o final é compreensível que não tenhas gostado tanto:( era onde residia o grande trunfo do filme e, obrigou-me a ir duas vezes ao cinema para reparar em todos os detalhes mas, mesmo assim prefiro "a vila" e o "protegido" ao "sexto sentido".

eu acho que este "acontecimento" só fica atrás desses filmes, por causa do desenvolvimento das personagens. Shyamalan não foi tão feliz nessa matéria neste filme e, logo ele que as sabe desenvolver tão bem...

mas, felizmente tudo o resto se sobrepõe a isto e, o resultado é mais um belo filme deste realizador:))

e, o seu próximo trabalho tb já promete, a adaptação ao cinema da série animada da "Nickelodeon Avatar: The Last Airbender":)

beijinho

Loot disse...

Sim mais uma vez estamos de acordo :)

Não sabia era do seu novo projecto, parece mais uma mudança na sua carreira e eu gosto disso.

bjs

Anita disse...

podes saber mais aqui:

http://www.omelete.com.br/cine/100013114/Shyamalan_fala_sobre_a_adaptacao_do_desenho_Avatar__The_Last_Airbender.aspx

e, 2010 ainda tão longe :)

beijinho