segunda-feira, 16 de março de 2015

THE GRAND BUDAPEST HOTEL



Para curar a minha depressão pós Oscars, depois de ver o meu favorito de coração a perder nas duas principais categorias, resolvi oferecer a mim própria como compensação o novo livro do Matt Zoller Seitz dedicado ao universo do Wes Anderson desta vez apenas dedicado a "The Grand Budapest Hotel". Para quem como eu ficou apaixonado pelo filme vale bem a pena a aquisição. Uma dica, está mais barato na Fnac do que nos sites online do costume. Entretanto, acho que vou aproveitar a deixa e rever mais uma vez esta pequena delicia cinéfila.







Imagens retiradas daqui.
 

11 comentários:

Anónimo disse...

O meu filme favorito do ano passado juuntamente com o Interstellar (completamente diferentes claro mas 2 grandiosos filmes).

Contudo, vi ontem um que achei fantastico e para mim, o que marcou mais nos ultimos tempos.."Mommy", de Xavier Dolan. Nao sei se ja viste ou ouviste falar? Se nao, aconselho mesmo!!

Nao conhecia o trabalho deste miudo (sim, apenas 26 anos ja com 5 filmes realizados, vou ver outros 2 deles esta semana) mas parece que sera uma estrela enorme do cinema mundial.

Depois diz o que achaste ou se ja viste filmes dele, qual o teu favorito.

Ate ja,
Mastodontes

Anita disse...

Ahh que bom encontrar outro entusiasta do Dolan :D :D :D

O "Mommy" é um dos melhores filmes dos últimos tempos e o melhor dele na minha humilde opinião. É quase perfeição. Uma harmonia cinéfila a todos os niveís, desde as interpretações, a música (aquela sequência da "wonderwall" em simultâneo com a abertura do plano é um espanto) a fotografia e claro a lente dele que atinge uma maturidade de tirar o fôlego. 5 minutos de aplausos em Cannes até parece pouco perante isto ;)

Já vi todos deles e apesar de o "Mommy" ser claramente o meu preferido, gosto muito do
"J'ai tué ma mère", porque o primeiro amor não se esquece e do Tom à la ferme pela surpresa que foi. Um distanciamento completo face aos filmes anteriores e um grande salto para ele enquanto actor e realizador.

Anónimo disse...

Ahh eu sabia que tu irias conhecer!fico contente por saberes que tambem es fa :)

Sim, o Mommy para mim e perfeicao. Ja voltei a ver e a rever certas cenas. Ha muitas que adoro
- essa da sequencia wonderwall + abrir do plano
- a deles dancarem na cozinha ao som do "On ne change pas"
- a cena do "sonho" da Mae acompanhada da "Experience" do Ludovico
- a conversa final entre as duas amigas..
-o momento final

Em relacao aos outros filmes. Adorei tambem o "Lawrence Anyways", nao tanto como o Mommy mas um filme grandioso. Adoro a Suzzane Clement!
O "J'ai tue ma mere" para mim esta em terceiro lugar, bom mas nao me cativou tanto, mas muitos momentos fantasticos tambem.

Ainda nao vi o "Tom a la ferme" e "Heartbeats" mas estou com curiosidade para o Tom. Tambem ja tinha ouvido dizer que era diferente dos outros trabalhos dele.

Mastodontes

Anita disse...

Vou ser sincera...gostei muito do "Lawrence.." o filme tem uma vertente estética deslumbrante mas confesso que as personagens não me cativaram tanto. É um daqueles filmes que vou ter que rever novamente para ver se mudo de opinião.

O "hearbeats" é para mim o menos bom. Para mim é um excelente guilty pleasure e nota-se que lhe deu um gozo enorme fazer e brincar com todas as influências cinéfilas e musicais mas o resultado final é pouco coeso.

O "Tom" é fantástico. É o amadurecimento dele em pleno e a afirmação de uma identidade própria. Tem uma cena LINDA, daquelas que ficam na memória (quando vires falamos) e se não houvesse um "Mommy" por aí era o meu preferido dele.

Agora estou em pulgas para ver a primeira aventura americana dele. Pelo menos o duo de protagonistas escolhidas convence ;)

Anónimo disse...

Acabei de ver o "Tom"..gostei bastante. E bastante diferente dos outros sim, mas com toques do Dolan obvios.
Continuo a gostar mais do Mommy e Lawrence, apesar de todos os 4 dele que vi, serem todos excelentes filmes, cada um com o seu estilo muito proprio acho.

Qual a cena a que te referes no Tom? tem varias que sao muito boas, entao fiquei na duvida qual sera a que falavas..

Sim, agora e esperar pela aventura american dele. A Chastain e das minhas actrizes favoritas portanto espero que seja um grande filme.

Mastodontes

Anita disse...

O "Mommy" está no topo dos topos. É aquele filme que já nasceu clássico. A sério, é puro êxtase cinéfilo.

O "Tom" vem logo a seguir. Como vi os filmes por ordem chegar a este depois do experimentalismo dos outros é uma experiência impactante. E é um salto dele do caraças não só enquanto realizador mas também como actor. By the way adoro a forma como ele se "defende" neste filme face às criticas que o acusaram de narcisista ;)

A cena que eu mais gosto é a do tango. Mais uma daquelas cenas que nasceu para se tornar clássica. A interpretação dois dois é magnifica mas a câmara eleva o momento para algo de extraordinário ;)

A Chastain também está no topo das minhas actrizes preferidas. Já para não falar da beleza dela que é completamente hipnotizante. Tenho a certeza que o Dolan vai tirar dela uma interpretação majestosa. Mal posso mesmo esperar para ver ;D

Seu sortudo, ainda tens mais um para ver ;)

Anónimo disse...

ahh a cena do Tango! parti-me a rir sozinho quando eles comecaram! E tao inesperada vinda daquela personagem.

Pois eu vi os filmes todos dele ao contrario, comecei pelo Mommy, depois Lawrence, I killed my mother e Tom. Gosto de todos mas sim tens razao, o Mommy e classico a nascenca!

Bem nao vamos falar da beleza da Chastain senao vou ter problemas aqui em casa :P (por acaso a minha namorada ja sabe da minha pancada por ela).

Hoje e dia de "Mr.Nobody", nao sei porque nunca o vi.

Mais alguma sugestao? Estou a aprender frances portanto manda sugestoes de filmes Franceses/Franceses Canadianos.

Mastodontes

Anita disse...

Conheces o trabalho do Christophe Honoré? Se não podes começar por aí. Ele tem coisas muito boas embora haja também filmes que são dispensáveis mas gosto muito dele.

Ah e se bem me lembro como gostas de musicais acho que vais gostar muito do "Les Chansons D'amour "

E trabalha muito com o Louis Garrel que é sempre um ponto a favor. Adoro este rapaz. (já agora e como curiosidade sabias que o papel do Lawrence foi escrito especialmente para ele?)

Por falar em Garrel também gosto muito do trabalho do pai. Vale a pena espreitares também.

Anita disse...

ps: as namoradas perdoam sempre esse tipo de pancadas ;)

Anita disse...

Esqueci-me do Guillaume Canet que é obrigatório espreitares também ;)

Anónimo disse...

Nao conhecia nem o Honore nem o Garrel, vou ver o Les Chansons D'Amour entretanto e averiguar outros trabalhos deles. Nao sabia que o Garrel tinha sido a inspiracao do Lawrence :)

O Guillaume Canet ja conheco. Ele esta em 2 filmes (um actor e outro realizador) que estao no meu top 10 de sempre: Jeux D'Enfants e "Les petits mouchoirs".

Boa semana ;)

Mastodontes